top of page
2001-Lua.jpg

2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO

Por Luan Borges, Túlio Daniel, Lorena Sanches e Ligia Cypriano

 

2001: Uma Odisseia no Espaço leva o leitor a uma viagem que trata sobre a jornada da humanidade e o despertar da consciência, desde os homens primitivos até as caminhadas no espaço, tendo como pano de fundo a relação humana com a máquina, inteligências artificiais e tecnologias. Publicado em 1968 e escrito por Arthur Clarke , conjuntamente com o roteiro do filme dirigido por Stanley Kubrick, e eternizado como épico nas telonas, o enredo foi inspirado no conto “A Sentinela" e outros contos escritos anteriormente por Clarke na mesma temática.

Na história, há três milhões de anos atrás, uma tribo de hominídeos ancestrais seguem suas vidas como candidatos à extinção por não conseguirem formas de sobrevivência, até perceberem uma barra gigante preta na paisagem. O toque de um deles no objeto é o suficiente para iniciar o desenvolvimento evolutivo que levaria a nossa espécie. Esse encontro é essencial para que a humanidade ampliasse a civilização, as culturas e tecnologias, chegando ao espaço e o colonizando.

 

Após uma passagem de tempo, descobre-se na Lua um monólito sem funções muito claras, que é investigado pelo Dr. Floyd sob sigilo. Esse monólito emite um sinal de rádio que os leva, dezoito meses depois, até Saturno (até então inexplorado pelo homem), onde é encontrado um terceiro monólito. Uma equipe de astronautas liderados por David Bowman e Frank Poole é enviada pela nave Discovery à Saturno para investigar esse enigmático objeto, totalmente controlada pelo computador HAL 9000, que começa a apresentar rebeldia. O único tripulante vivo é absorvido por uma estranha onda cósmica.

Ficou curioso? Embarque nesta odisseia, entenda um pouco mais da história e como ela se relaciona com os autores que estudam as Tecnologias da Informação e Comunicação:

Além das obras Lucy (2014),  Matrix (1999) Superman (1978) e Wall-E (2008), veja cinco outros filmes influenciados por "2001".

A obra cinematográfica de Kubrick revolucionou os efeitos visuais de sua época e tornou inúmeros espectadores fãs do gênero de ficção-científica, imortalizando referências como o monólito e sua música de abertura. O trabalho impresso de Clarke se tornou um dos escritos mais conceituados do gênero, gerando três sequências e consagrando seu nome para sempre. 

Para se aprofundar mais no mundo desse clássico e acompanhar como ele se relaciona com o estudo das TICs, acesse:

Link do livro 2001: Uma Odisseia no Espaço (em PDF)

Link para assistir filme (2001: Uma Odisseia no Espaço) online

Como comprar o livro ou filme

Teóricos do estudo das Tecnologias da Informação e Comunicação:

ALEX PRIMO

LUCIA SANTAELLA

FRANCISCO RUDIGER

MANUEL CASTELLS

ANDRÉ LEMOS

Além disso, explore curiosidades, teorias e análises sobre essa enigmática história:

50 anos e algumas curiosidades sobre "2001: Uma Odisseia no Espaço"

Análise sobre "2001: Uma Odisseia no Espaço"

Entenda mais sobre a história

Agora que você sabe mais sobre a história, teste seus conhecimentos por meio do nosso quiz:

O quanto você sabe sobre 2001?

Bibliografia:

CLARKE, Arthur. 2001 - Uma Odisséia No Espaço. Tradução de Fábio Fernandes. 1ºed. ALEPH Editora. 2013. 

Mídia-resenha produzida por Lorena Sanches, Luan Borges, Túlio Daniel e Ligia Cypriano para a disciplina de Tecnologias Contemporâneas em Comunicação e Educação sob orientação da professora Aléxia de Pádua.

COMPARTILHAR EM

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

ADICONAR COMENTÁRIOS

POSTAR

O Jornalismo Já é uma iniciativa do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, com objetivo de informar através de reportagens, mídias-resenhas e textings. 

Copyright © 2019. Design idealizado por Luan Borges, Melissa Ribeiro, Ítana Santos, Beatriz Evaristo, Josias Ribeiro e Jackeline Freitas. 

Produção de conteúdo: 10ª turma de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, sob orientação dos professores drs. Raquel Timponi, Reinaldo Maximiano, Aléxia Pádua e Adriana Omena.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram
bottom of page