top of page
oie_transparent (1).png

O site nasceu e tem produção conduzida por alunos do Curso de Jornalismo da Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, nas disciplinas “Projeto Interdisciplinar de Comunicação IIl”, “Jornalismo Digital”, “Tecnologias Contemporâneas de Comunicação” e “Teorias da comunicação ll”, sob a orientação dos professores Reynaldo Maximiano, Raquel Timponi, Aléxia Pádua Franco e Adriana Omena. 

HISTÓRIA

JORNALISMO JÁ

O site contempla grande variedade de trabalhos desenvolvidos pelos graduandos da 10ª turma do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Trata-se de produções de reportagens longform, mídia-resenhas de livros sobre tecnologia na comunicação e conversas de whatsapp sobre conceitos de Teorias da Comunicação, em um contexto ressignificado de personagens contemporâneos (textings). A plataforma foi desenvolvida a partir da divisão de equipes para diferentes funções, coordenadas pela disciplina de Projeto Interdisciplinar em Comunicação III, no ano de 2019, como forma de introduzir a linguagem dos sites e de aprimorar a produção de conteúdos digitais. A turma traz  também, na subseção "Repositório", os trabalhos do ano de 2018 realizados pela turma anterior, além dos realizados no ano de 2019. 

MÍDIAS-RESENHA

As mídias-resenha são produzidas na disciplina Tecnologias Contemporâneas de Comunicação e Educação e consistem em trabalhos midiáticos que apresentam leituras críticas de obras literárias, na sua maioria de ficção científica, que abordam os impactos das tecnologias de informação e comunicação em diferentes contextos sociais. 

LONGFORM

Produzidas na disciplina de Jornalismo Digital, as longforms são longas produções jornalísticas aprofundadas junto aos produtos multimídia e entrevistas a fim de informar os leitores sobre diversos assuntos não-fictícios.

TEXTING

O texting encontra seu lugar na disciplina de Teorias da Comunicação II e se baseia em conversas produzidas em meios comunicacionais contemporâneos a fim de desenvolver o entendimento acerca de pautas importantes. Geralmente, utiliza-se de artifícios conhecidos popularmente, como as figuras públicas, para que o entendimento se dê em um contexto favorável à associação do que seja abordado.

bottom of page